sexta-feira, 14 de março de 2008

PORTUGAL 1 - GRECIA 1

Empate amargo

Quinta-Feira , 13 Março 2008

A Selecção Nacional Sub-17 iniciou, esta quinta-feira (às 14h30), a sua prestação na derradeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria – Torneio de Elite – com um empate a uma bola diante da sua congénere grega.

Portugal dominou, mas gregos empataram no derradeiro minuto
Começamos o encontro a dominar e foi com naturalidade que chegaram ao golo apontado pelo avançado Nelson Oliveira, aos 18 minutos. A Equipa das Quinas dominava as operações e, até ao intervalo, dispôs de várias oportunidades para ampliar a vantagem. No segundo tempo, Portugal manteve uma toada dominante e desperdiçou mais oportunidades de golo, sendo a mais flagrante a desperdiçada por William a poucos metros da baliza. A formação helénica apresentou um futebol muito directo, “despejando” várias bolas para a área portuguesa e foi dessa forma que chegaram ao golo no derradeiro minuto da partida, repondo a igualdade – um resultado algo injusto para o que se passou durante os 80 minutos regulamentares.

“A Grécia conseguiu o seu objectivo”
Podemos considerar que este empate teve um sabor algo amargo, pois criámos várias oportunidades para conseguir vencer. A Grécia apresentou um futebol muito directo e conseguiram marcar na única oportunidade que dispuseram durante a segunda parte. Em função das condições climatéricas muito adversas que estamos a encontrar na República da Irlanda, considero que os nossos jogadores, no cômputo geral, estiveram bem e fizeram um jogo realista. Na primeira parte estivemos muito bem: dominámos, marcámos um golo e podíamos ter facturado mais. Nos primeiros 20 minutos do segundo tempo também conseguimos tomar conta do jogo e só perdemos um pouco desse domínio nos últimos 15/20 minutos quando os nossos jogadores denotaram uma quebra física, fruto da dureza do campo e do próprio jogo.

“Estamos na corrida”
Apesar de não ter conseguido o objectivo de vencer este primeiro encontro do Torneio de Elite, os Sub-17 lusos mantêm intactas as esperanças no apuramento. Este empate não nos deixa fora dos nossos objectivos. Vamos pensar no próximo jogo diante da Alemanha e tentar vencê-lo. Para esse encontro o técnico dos Sub-17 avançou ao Portal de Futebol que vão ser efectuadas algumas alterações no sentido de gerir o esforço dos atletas. “Não vamos fazer muitas alterações na estrutura da equipa, mas é natural que existam algumas alterações no onze do jogo diante da Alemanha, pois é necessário gerir o esforço dos jogadores nestes três jogos que vamos disputar até à próxima terça-feira.

Próximos encontros
Os Sub-17 lusos voltam a jogar no próximo sábado (15 de Março), diante da Alemanha. O jogo está agendado para as 14h30, em Terryland Park. Portugal joga o derradeiro encontro de qualificação diante da selecção local – a República da Irlanda – no dia 18 de Março (terça-feira), pelas 19h00, novamente em Terryland Park.

FICHA DE JOGO
1ª Jornada Torneio de Elite
Qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-17 Turquia 2008
Lissywoolen (Rep. Irlanda)

Árbitro: Hannes Kaasik (Estónia)
Árbitros assistentes: Jaanus Mutli (Estónia) e Kenneth Hennessy (Rep. Irlanda)
4º Árbitro: Padraig Sutton

PORTUGAL 1 – 1 GRÉCIA (1-0, ao intervalo)

Portugal: João Guerra; Tiago Gomes, Nuno Reis – CAP, Roderick e Mário Rui; Cédric Soares, William e Sana (Ricardo Dias, 70’); Januário (Luis Almeida, 80’), Rui Caetano (Rafael, 62’) e Nelson Oliveira.
Suplentes não utilizados: Cláudio Ramos, João Carlos, Evandro e Nandinho.
Treinador: Carlos Dinis.
Golos: Nelson Oliveira (18’).
Acção disciplinar: Cartões amarelos a William (75’) e Tiago Gomes (77’).

Grécia: Simeon Menios; Costas Kritikos, Kyriakos Papadopoulos, Nikos Pantidos – CAP e George Machlelis (Apostolos Vellios, 65’); Alexander Veletis (Petsos Thanos, 40’), Xenophon Fetsis, George Niklitsiotis (Nick Karelis, 40’) e Panagiotis Tachtsidis; Basil Pallas e Aristides Soiledis.
Suplentes não utilizados: Spyridon Papathanasiou, Stylianos Bikas, Costas Samaropoulos e Evripidis Giakos.
Treinador: George Semertzidis.
Golos: Kyriakos Papadopoulos (80’).
Acção disciplinar: Panagiotis Tachtsidis (65’).

Nenhum comentário: